Algumas teorias são essenciais na hora de desenvolver uma estampa, uma ilustração. Pensando em como fazer um bom trabalho, vamos falar um pouco de Gestalt?

A teoria da Gestalt pode nos ajudar a criar imagens harmoniosas e atraentes. 

o que é essa  teoria de Gestalt, afinal?

Gestalt tem origem alemã e significa figura ou forma. 

Conhecida como a psicóloga das formas, trata se do estudo da percepção das figuras pelo nosso cérebro, sendo universal dentre os homens, global e unificada. 

Por exemplo, quando pensamos na forma de uma cadeira, como você a imagina?

Nós tendemos a imaginar a cadeira como um todo de imediato e não os pés, o encosto ou assento em separado.

Agora, você entendeu na prática como se dá o pensamento da Gestalt. 

Princípios maravilhosos para aplicar a sua estampa! 

 Lembra de alguma propaganda ou cartaz de cinema antigo até hoje?  Provavelmente, pelo menos um dos princípios da Gestalt foi levada em consideração. Entender sua regrinhas nos ajuda a compreender como uma pessoa enxerga a imagem e permite você ampliar o repertório para poder criar mais harmoniosamente suas estampas.

Vamos lá? 

 A teoria de Gestalt é baseada em 5 princípios básicos. 

Semelhança

 Esse princípio da teoria de Gestalt prevê que elementos da imagem que são similares, costumam ser vistos agrupados. Por causa dos padrões, nosso cérebro compreende e identifica a semelhança. Essa similaridade se dá em diversos aspectos: como textura, cor, forma ou dimensão. 

(Owin que emoção! Isso é pura estamparia, não é mesmo?) <3

Proximidade

Aqui a distância entre os elementos exerce um papel fundamental na percepção de uma imagem. Na prática, isso quer dizer que os elementos posicionados próximos uns dos outros ao serem agrupados, podem ser vistos com uma única forma maior.  Como exemplo, temos uma única folha se transformando numa flor ou num galho. 

Continuidade

Nessa regra os pontos que parecem interligados por uma linha reta ou por uma curva são vistos como uma unidade, e não como linhas separadas. Nosso cérebro interpreta a sequência de elementos similares como uma figura única.

Pregnância

A pregnância é sobre a simplicidade. Quero dizer que elementos de uma imagem são vistos da maneira mais simples possível. Por isso, quanto menos complexo forem os elementos, mais eficaz e assimilada sua estampa será.  Sendo assim, se você quer uma compreensão rápida e com alto grau de pregnância, o importante é investir em elementos intuitivos e de fácil leitura.

Fechamento

Essa regra da teoria da Gestalt fala que quando os elementos são posicionados de uma maneira determinada, tendem a ser vistos como uma figura. Isso acontece porque o nosso cérebro tende a olhar para a forma preenchida,  buscando contornos e padrões reconhecíveis, preenchendo as informações que não foram fornecidas. Esse reconhecimento acontece por meio de contraste, forma, cores e até pela falta desses elementos.

18 thoughts on “o que é essa teoria de Gestalt, afinal?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *